SHE
Série de pinturas em aguarela inspiradas na obra e vida da escultora francesa Camille Claudel, musa de Auguste Rodin e um dos expoentes máximos da escultura do século XIX.
O trabalho desenvolveu-se a partir de episódios da vida da Camille, bem como de alguns dos seus traços de personalidade como a paixão pela vida, a dolorosa espera, a solidão e a doença psíquica então detetada.
Mulher à frente do seu tempo, Camille enfrentou o preço pela sua emancipação e pela sua paixão pelas artes, numa época assumidamente de domínio masculino.
Esta série de trabalhos é também uma ode a todas as mulheres que lutaram e lutam pela igualdade de oportunidades e de géneros.


A pintar e desenhar há mais de 25 anos

A PINTAR E A DESENHAR HÁ MAIS DE 25 ANOS
ENSINAR A FAZER . ENSINAR A GOSTAR . ENSINAR A SUPERAR

Desenhar e pintar podem trazer benefícios ao seu dia-a-dia para além de ser uma atividade lúdica e terapêutica. Aqui ficam algumas considerações que resultam da aprendizagem destas atividades criativas
SABIA QUE
O DESENHO, a PINTURA e as artes em geral potenciam o desenvolvimento de capacidades como
RESILIÊNCIA - Não desistir. Recomeçar. Continuar a tentar. Enfrentar as dificuldades não como problemas, mas como desafios de superação. Não se nasce resiliente, é uma competência que se adquire ao longo da vida e é a base do sucesso.
HONESTIDADE - Compreender os limites e aceitá-los, não como uma diminuição pessoal, mas como uma forma de introspeção, de auto-conhecimento e melhoria contínua
CORAGEM e DETERMINAÇÃO - Aceitar os desafios e conduzi-los até ao fim.
HUMILDADE - Aceitar as críticas e ver nelas ensinamentos para melhorar. Reconhecer que a qualidade só se atinge com dedicação e muito trabalho.
CONFIANÇA - Com a gradual obtenção de resultados a autoestima aumenta e a confiança permite avançar na concretização de desafios mais difíceis.
ESTIMULAÇÃO CEREBRAL - Desenhar e pintar estimulam os dois hemisférios do cérebro. O Hemisfério Esquerdo é verbal, analítico e é responsável pela sintetização/simbolização da informação ótica. O Hemisfério Direito é intuitivo, criativo e é responsável pela captação da informação visual. As pessoas que têm o Hemisfério Esquerdo do cérebro mais estimulado são mais metódicas, racionais e organizadas. As pessoas que têm o Hemisfério Direito do cérebro mais estimulado são mais criativas, mais adaptáveis a mudanças e imprevistos. As atividades como o desenho e a pintura permitem assim reforçar a cooperação entre Hemisférios no sentido de sistematizar a informação ótica de forma objetiva e fidedigna.
ADAPTABILIDADE - O desenho e a pintura estimulam a criatividade e essa capacidade quando trabalhada reflete-se na forma como se resolvem desafios inesperados no dia-a-dia. Uma pessoa criativa tem muito mais probabilidade de se adaptar a novas realidades.
MEMORIZAÇÃO - O desenho e a pintura potenciam o exercício da observação e da captação do detalhe o que beneficia a memória.